Portal Espiritualista

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
5


 

 

 


O significado da Lua no Mapa Astral

O significado da Lua no Mapa Astral

A Lua intriga e revela. Desperta e esconde. Diz sem palavras. Faz sentir sem ações. Este é um dos astros mais intrigantes da Astrologia. Regente do signo de câncer, é um dos pontos mais importantes na análise da nossa personalidade através do Mapa Astral.

No Mapa, ela revela a natureza e a expressão da sensibilidade humana. É a parte feminina do ser encarnado, se expressando num corpo de homem ou mulher e a natureza das relações que mantém com esta.

A Lua, reflexo da luz solar, representa nossa infância, nosso lar materno e nossa mãe. A situação astrológica da Lua no céu revela importantes informações do astral regente, tanto pelo seu posicionamento, como pelo momento do ciclo em que se encontre.

O bebê se aconchega no útero materno que é representado astrologicamente pela Lua, e dessa Lua ele depende para o seu desenvolvimento emocional e sentimental. É o elemento água, leite, alimento que está representado na Lua.

Assim que o bebê nasce, vai para o colo da mãe para receber calor, alimento e amparo. Se esta mãe o rejeitar, se ela lhe faltar, se ela não o alimentar, o bebê terá sérios problemas psicológicos na fase adulta, mesmo sem o saber conscientemente.

De fato, a Lua representa o lado psíquico inferior – o EGO – e faz parte da personalidade da pessoa. Os psicólogos sabem muito bem que os traumas da infância ficam escondidos no nosso subconsciente para sempre!

A Lua é responsável também pela nossa receptividade, pela nossa imaginação, por nossa sensibilidade, pelas nossas reações, hábitos e memórias, pela forma como nos adaptamos ao meio-ambiente e expressamos nossas emoções.

O signo tradicionalmente ligado à Lua é o signo de Câncer, que indica o sentimento de proteção e nutrição. Nos Mapas masculinos, a Lua, representando a mãe ou anima, reflete muitas vezes o tipo de esposa que o homem irá buscar na fase adulta para substituir a própria figura materna.

A Lua nos dá uma grande indicação sobre como a pessoa usa os seus cinco sentidos na percepção da realidade exterior, a expressão e a natureza de sua sensibilidade. Representa o princípio reativo, as reações instintivas, os nossos hábitos, o que nos poupa energia, o piloto automático e assim, tudo o que fazemos de maneira inconsciente. Mostra nossos sentimentos interiores, anseios íntimos, como reagimos às situações em que somos colocados e quando nossas paixões são despertadas.

Representa também a busca pela segurança, a nutrição para podermos nos lançar no mundo e cumprir com nosso propósito de vida. O signo onde a Lua se encontra nos dá a energia necessária para essa nutrição, e a casa astrológica o campo da experiência humana onde se deve buscá-la e também onde nos confortamos, no nível mais profundo. Reconhecer as necessidades lunares ajuda a pessoa a regulá-las e melhor se preparar para sua jornada. Bem nutridos conseguimos expressar melhor todo o potencial que existe no Mapa Astral.

Até os homens sentem os efeitos da Lua, principalmente os que a tem em seu Mapa Astral em signos correspondentes ao elemento água (Câncer, Escorpião ou Peixes), refletidos em mudanças de humor e na disposição. Quem já não ouviu a expressão “está no mundo da lua” ou “está de lua”? As estatísticas mostram aumento nos índices de violência e vandalismo nas épocas de Lua Cheia, bem como maiores manifestações dos mentalmente doentes ou que sofrem de doenças psiquiátricas, os chamados “lunáticos”.